sábado, 8 de junho de 2013

Esperança Nacional

Caminhando hoje pelas ruas, a caminho de casa, me deparo com pessoas de todos os tipos, de todas as "tripos", de todas as estirpes, e todas elas tomam o mesmo rumo: a lotérica.
A lotérica? Como assim?
Sim, a lotérica.
Todas elas correm atrás de um mesmo sonho: acertar os 6 números do maior bingo nacional, ou seja, a tão aclamada - e sonhada - MEGA SENA.
O prêmio acumulado, o último dia... Façam suas apostas.
Comecei a me perguntar o por que de as pessoas perderem seu tempo e dinheiro apostando em algo tão fraudulento e, instantaneamente, percebi que era porque realizar esse ritual cabalístico em que elas precisam pressentir os números, realizar insanas equações apenas para - pensarem - que se aproximaram de algum resultado, lhes trará uma coisa em falta: ESPERANÇA.
Esperança? Por que esperança?
Calma, Tamires, responderei a sua pergunta.
Esperança, sim, pois essas pessoas agarram-se à ideia de que melhorarão suas vidas caso ganhem o prêmio. Em outras palavras, tais pessoas não possuem uma real expectativa de melhora e aquilo as alimenta, as satisfazem; a aposta é uma esperança nacional de que todas as vidas (não apenas a do Eike Batista ou do Bill Gates) podem dar um giro de 180° (sim, 180°, pois 360° significaria que elas retornaram ao ponto inicial, ou seja, a sua pobreza espiritual e a bancária).
De qualquer forma, pude enxergar hoje, de uma forma muito clara, o quanto estamos desprovidos do sentimento de satisfação com nossas próprias vidas, com nossas metas - que nem sempre são atingidas - com nosso corpo... enfim, com tudo.
Não acho correto abolir a Mega Sena, o Flamengo ou a Beija-Flor, pois tudo isso alimenta a alma pobre e sem perspectiva de um povo que perdeu a crença em si mesmo e no poder que possui.
E isso agrega, até mesmo, aqueles com alto nível de escolaridade, de forma que não podemos sustentar um argumento de que isso é particular das massas desfavorecidas e ignorantes. Afinal, todos nós precisamos fazer a nossa "fézinha", certo?

Caixa de Textos